PROJETO DE LEITURA- SECUNDÁRIO


A Biblioteca tem disponíveis para empréstimo a maior parte dos títulos que são propostos para leitura no Ensino Secundário. Para te facilitar a escolha, os livros estão expostos e têm um pequeno resumo sobre a obra. 

Romance Histórico

Eco, Humberto – O Nome da Rosa  


Romance estreia do crítico literário italiano, O Nome da Rosa, é uma narrativa policial num mosteiro de Itália medieval. Sete monges são encontrados mortos ao longo de sete dias e de sete noites na Biblioteca do Mosteiro Beneditino Italiano. Num ambiente reservado e secreto onde fé e ciência não são compatíveis, a santa Inquisição, através da figura do Inquisidor Bernardo Gui, pretende manter o obscurantismo e a escravidão da alma humana, ressaltando o poder absoluto da Igreja. A máxima “Conhecereis a verdade e ela vos libertará”, associa-se uma outra visão da Igreja, diametralmente oposta à servidão de pensamento e apelando à verdadeira libertação da alma humana.

Scott, Walter – Ivanhoe 


Romance histórico do século XIX retrata a Inglaterra do século XII e tem como protagonista Ivanhoe, o Cavaleiro Deserdado, triunfante mas também gravemente ferido que perde a memória e cai no chão aos pés de Rowena. Entre códigos de cavalheirismo e medievalismo, julgamentos de bruxas e divisões entre cristãos e judeus, desenrola-se o grande torneio de onde Ivanhoe sai vitorioso.



Perez-Reverte, Arturo – A Tábua de Flandres  

 

Mestre flamengo da escrita de mistério, relata um enigma do século XV escondido num quadro misterioso capaz de mudar a história da Europa cinco séculos mais tarde. Uma restauradora de arte ajudada por um antiquário por um excêntrico jogador de xadrez tentam descobrir o emocionante puzzle oculto numa inscrição secreta do quadro que retrata uma partida de xadrez.



Viagens 

Castro, Ferreira - A Selva

 A ação tem lugar na Amazónia e tem como personagem principal o jovem monárquico português Alberto, exilado em Belém do Pará em 1912, após a queda da monarquia portuguesa em 1910. Relata uma história de amizade e é baseada na história pessoal do autor no Brasil





Carey, Peter - O Japão é um Lugar Estranho 


O livro retrata uma nova geração de jovens japoneses da primeira década do século XXI, sob a influência da cultura popular japonesa. O filho de Peter Carey e o próprio autor viajam através de códigos labirínticos da cultura japonesa, impenetráveis para os estrangeiros e até mesmo para os japoneses adultos. Viagens de estilo jornalístico, reportam o universo da manga e do anime.



Chatwin, Bruce- Na Patagónia

 


Viagem emocionada pela Patagónia e terra do Fogo para descobrir que o fim do mundo não existe. E a aventura recomeça. Terra remota “no fim do mundo” habitada por figuras errantes e exilados; gaúchos, foragidos, mineiros, índios desde Rio Negro até Ushuaia.



Brandão, Raul - As Ilhas Desconhecidas

 


Viagens a bordo do navio S. Miguel a 8 de junho de 1924, pelas ilhas da Madeira e dos Açores. Escrita repórter do momento, capta a essência das ilhas atlânticas, cores, natureza fulgurante por entre gentes pobres e humildes, semelhantes às da sua infância na foz do Douro. Cenários de paisagens mutantes entre mares e céus atlânticos.



Polo, Marco – Viagens 

Marco Polo, mercador veneziano de espírito prático, destemido e aventureiro escreve sobre as suas viagens em colaboração com Rustichelle de Pisa, autor de romances de cavalaria, cortesão e amante do fantástico. Deixa nas suas viagens uma mensagem de tolerância e de confiança nos homens, independentemente das suas ideologias ou religiões. Passados oito séculos, ultrapassar a crueldade e o fanatismo, continua a ser uma meta para o ser humano. 

 


Swift, Jonathan – As Viagens de Gulliver


O escritor irlandês imagina aventuras no reino fantástico da ilha de Liliput habitada por pequeninos homens divertidos e enérgicos e o seu pequeno rei. O cirurgião Lemuel Gulliver naufraga na ilha de Liliput onde todos o vêem como um gigante. Quando acorda na areia, está amarrado por minúsculas cordas que o prendem na ilha. O curioso e engraçado enredo coloca Gulliver perante homens menores que a palma da sua mão e relata a relação entre o rei e os súbditos, realçando características do comportamento humano entre governantes e governados.


Defoe, Daniel – Robinson Crusoe

Autobiografia espiritual sobre o reconhecimento da imperfeição humana, em busca do arrependimento e da libertação. Robinson Crusoe foge de navio da Grã-Bretanha depois de matar o seu amigo por causa do amor de Mary. Um violento naufrágio deixa-o ancorado numa ilha desconhecida, preso e sozinho. Depois de várias estratégias para sobreviver, salva um dos homens da tribo de canibais da ilha, numa sexta-feira. Assim nasce a amizade entre Robinson e Friday, nome atribuído ao indígena para comemorar o dia em que foi salvo. Friday fica para sempre grato a Robinson pela coragem da sua libertação.



Homero – A Odisseia  


 Ulisses, herói grego, sai vitorioso da guerra de Troia e navega de volta a casa em Ítaca. Atormentado pelo deus dos mares Poseidon e protegido pela deusa Atena, enfrenta vários perigos e vicissitudes que testam a sua inteligência e coragem de regresso aos braços da sua amada mulher, a rainha Penélope.




Magris, Cláudio – Danúbio


Década de 80 do século XX, vésperas da queda da cortina de ferro e do muro de Berlim, Magris usa o grande rio europeu Danúbio como fio condutor geográfico da história cultural e política de uma Europa dividida e separada ideologicamente. Os horrores do passado bem como as maravilhas surgem com grande força, sem dogmatismos ou visões estereotipadas, religando fragmentos e ruínas amontoados ao longo da história europeia.



Histórias do Oriente



Maaloui, Amin – Samarcanda

O poeta persa Omar Khayyam é acusado de questionar os códigos sagrados do Islão. O homem que julgará os seus crimes reconhece o seu génio e valor e resolve poupá-lo. Oferece-lhe um livro em branco para que possa transmitir o seu legado genial e assim nasce Samarcanda.




Enard, Mathias – Falas-lhes de Batalhas, De Reis E De Elefantes

No século XVI Miguel Ângelo desembarca em Constantinopla para projectar a ponte que atravessava o Corno de Ouro. Baseada em factos reais, graças a cartas oriundas da época, surge a narração do relacionamento entre o artista Miguel Ângelo e o Sumo Pontífice. Uma abordagem da relação estabelecida entre ambos de onde ressalta a impossibilidade de se criarem pontes com o outro, baseada nas incompatibilidades entre o papa e o poeta florentino.


Autores de Língua Portuguesa



O Retorno de Dulce Maria Cardoso

 Em 1975, após a independência Angola inicia-se uma terrível Guerra Civil. Os portugueses brancos fogem e  em poucos meses chegam a Portugal mais de meio milhão de pessoas.  Os retornados são recebidos com desconfiança e hostilidade. Muitos não têm para onde ir nem do que viver. Rui tem quinze anos e é um deles, durante mais de  um ano, Rui e a família vivem num quarto de um hotel de 5 estrelas a abarrotar de retornados. África está sempre presente mas cada vez mais longe. 


Leite Derramado  de Chico Buarque


Um homem muito velho espera a morte numa cama de hospital. Filho de uma família tradicional, vai recordando a sua história, a sua casa e os seus antepassados. Memórias que se cruzam com a história do Brasil.




 O filho de mil homens de Valter Hugo Mãe


“Um homem chegou aos quarenta anos e assumiu a tristeza de não ter um filho. Chamava-se Crisóstomo.Estava sozinho, os seus amores haviam falhado e sentia que tudo lhe faltava pela metade, como se tivesse apenas metade dos olhos, metade do peito e metade das pernas, metade da casa e dos talheres, metade dos dias, metade das palavras para se explicar às pessoas ...”


Ernestina de José Rentes de Carvalho


Ernestina é um romance autobiográfico e um retrato de Trás-os-Montes, dos anos 30 a 50. Ernestina é o nome da mãe do autor e da protagonista deste livro. Sobre ela J. Rentes de Carvalho disse: «Mãe de um só filho, a sua vida, que foi de uma tristeza, amargura e terrível solidão, dava um livro. Escrevi-lho eu. “




O Priorado do Cifrão de João Aguiar


Em Londres, na sala do Museu Britânico onde está exposto o Estandarte de Ur, foi encontrado morto Sir Alastair Hopkins-Smith, um conhecido académico inglês. O corpo estava numa estranha posição, com o polegar da mão direita metido na boca, como se estivesse a chuchar no dedo. Paralelamente, há outras ocorrências: o desaparecimento misterioso, na Áustria, de outro académico, o Prof. Heinrich Loewe; e a morte, num acidente de viação suspeito, de um escritor português, Alfredo Estria, um velhote excêntrico que escreve e publica obras de cunho esotérico…


No Meu Peito Não Cabem Pássaros de Nuno Camarneiro


Que linhas unem um imigrante que lava vidros num dos primeiros arranha-céus de Nova Iorque a um rapaz misantropo que chega a lisboa num navio e a uma criança que inventa coisas que depois acontecem? Muitas. Entre elas, as linhas que atravessam os livros. Em 1910, a passagem de dois cometas pela Terra semeou uma onda de pânico. Em todo o mundo, pessoas enlouqueceram, suicidaram-se, crucificaram-se, ou simplesmente aguardaram, caladas e vencidas, por aquilo que acreditavam ser o fim do mundo.


Alma de Manuel Alegre


As memórias de infância. O cheiro, as vozes, as emoções de um tempo em que o tempo não tem fim e o significado está presente nas mais pequenas coisas. Todas elas ficam sempre, como marcas na alma, princípios que norteiam a vida. A nostalgia dos lugares mágicos da infância. De Alma, vila encantada onde convive tradição e subversão, melancolia e audácia, crendices, ideologia e futebol...


Pai Nosso de Clara Ferreira Alves


Neste livro, Beatriz, uma professora de estudos do Médio Oriente em Inglaterra, conta-nos a história de Maria ou Marie ou O Fantasma, fotógrafa de guerra de origem portuguesa que se tornou um ícone mundial. Maria testemunhou tudo o que havia para testemunhar nos conflitos religiosos que assolam o mundo há mais de vinte anos, com relevo para a crise do Médio Oriente. Como foi possível chegarmos a este estado? Israel, Iraque, Afeganistão, Turquia, Síria, Marrocos, Nova Iorque, Londres, Paris, Lisboa. Geografias que se cruzam sucessivamente e onde se projetam acontecimentos inesperados.

Teatro 


 A Tempestade - William Shakespeare


A peça é uma história de vingança, romance e magia. E tudo começa com uma tempestade que atinge um navio que transporta Alonso e os seus companheiros, que estão a caminho de Itália depois do casamento da filha de Alonso, Claribel. O naufrágio é iminente, todos começam a temer por suas vidas. Um relâmpago atinge o navio. Todos se preparam para afundar. Ao longe, Próspero e Miranda, sua filha,  assistem ao naufrágio…

Muitos autores se inspiraram nesta  obra de Shakespeare, par as suas criações literárias é o Caso de Margaret Atwood em Semente de Bruxa e Hélia Correia em A Ilha Encantada.



A Castro- António Ferreira

A Castro ou Tragédia muy sentida e Elegante de Dona Inês de Castro, de António Ferreira é a primeira tragédia clássica portuguesa, tendo por base a vida e morte de Inês de Castro, tendo sido publicada em 1587. Trata-se de uma peça em cinco actos, na qual aparece um coro grego. O tema, os amores do príncipe D. Pedro de Portugal pela nobre Inês de Castro e o assassinato desta em 1355 por razão de estado, por ordem do pai do príncipe, o rei Afonso IV de Portugal, servirá de inspiração para inúmeras obras literárias e artísticas. 

Poesia

Obra Poética- António Gedeão


Neste livro estão reunidas poesias de António Gedeão, pseudónimo poético de Rómulo de Carvalho, um homem das ciências, professor de Física e Química.

Sem comentários:

Enviar um comentário