SEMANA DE MAGALHÃES


500 anos da Viagem de Circum-Navegação de Fernão de Magalhães

O primeiro desafio, para celebrar os 500 anos da Viagem de Circum-Navegação, partiu das Escolas Associadas da UNESCO. Em outubro de 2018, tendo como ponto de partida a “Resolução do Conselho de Ministros 52/2018” contendo propostas para as comemorações do V Centenário da Circum-Navegação de Fernão de Magalhães, a CMP convidou as escolas e agrupamentos a integrarem o projeto “Rota da Garrafa Mensageira”. As quatro reuniões preparatórias com a CMP e as escolas participantes decorreram na Casa do Infante e na Escola Artística Soares dos Reis, entre 24 de janeiro e 25 de Setembro; em março de 2018 foi informalmente constituída uma comissão organizadora na ESAS com as docentes Catarina Cachapuz, Luísa Saraiva e Maria do Carmo Pires. Em Setembro de 2019, a prof. Carla Guedes associou-se ao grupo.
Ainda no 3º período do ano letivo 2018/19, foi criado um infopoint de leitura, na Biblioteca; em setembro de 2019, foi lançado o “Concurso Literário e de Fotografia” e solicitou-se aos DTs da EBAG e ESAS divulgação aos alunos das atividades  “Espetáculo e Cordão Humano” respetivamente para celebração e organização de comitiva que iria proceder à receção e transmissão da Garrafa Mensageira.
O objeto a colocar na “Garrafa Mensageira” foi pensado pela comissão organizadora tendo em consideração o espaço reservado na Garrafa especialmente construída pelos alunos da Escola Artística Soares dos Reis. A conceção do objeto - um testemunho, no qual foi posteriormente colado o link de acesso aos trabalhos realizados - foi da responsabilidade do prof. Armando Canelas, do grupo de Educação Tecnológica – EBAG.
As atividades dinamizadas durante a semana foram desenvolvidas em diversos espaços da escola:
Nas instalações da Biblioteca, além do infopoint com bibliografia alusiva, foi colocada a instalação “A Unidade do Mundo habitável “– concebida e elaborada por Catarina Cachapuz, Luísa Saraiva e Maria do Carmo Pires, com a colaboração da prof. Hercília Gonçalves e dos alunos do 7º B, C, D e E (construção de origamis). O ambiente evocativo completou-se com uma projeção de imagem alusiva a “Navegações XIV” de Sophia de M. B. Andresen e Poemas da Semana alusivos.
O átrio da escola recebeu um painel alusivo à Viagem de Circum-Navegação – concebido e elaborado pelos alunos do 12º H, no âmbito da disciplina de Oficina de Artes e pela prof. Carmo Rola.
O Concurso Fotográfico teve a participação de 9 alunos das turmas do 8º B e E, orientados pela prof. Paula Cunha, no âmbito da disciplina de Expressão Plástica, e no Concurso Literário participaram 10 alunos das turmas do 11º G, H e K, orientados pela prof. Anabela Dias, no âmbito da disciplina de Português, tendo participado igualmente uma aluna do 7º E.
O Jogo Kahoot foi desenvolvido pelas turmas do 8º A, B, C, D, sob a supervisão do prof. Paulo Moreira, no âmbito das disciplinas de TIC e Cidadania. No dia 25 de outubro, na cantina da ESAS, alunos da escola tiveram oportunidade de experimentar a atividade preparada pelos colegas, durante o intervalo das 10.15h.
[Link de acesso ao jogo: https://bit.ly/2P0YOO5
No dia 21 de Setembro teve início a Semana de Magalhães. Na ESAS, na presença da comitiva da Escola Soares dos Reis, representantes da CMP e comunidade escolar, foi apresentado o muito conseguido espetáculo “Redondo”, que contou com a participação 6 alunas do 5º A, 2 do 12º H e 1 do 12º A, orientados pelas professoras Catarina Cachapuz e Maria do Carmo Pires, com o apoio logístico da DT do 5º A da EBAG, prof. Ana Castro. Este foi um dos momentos altos das nossas celebrações. A Comitiva, para receção da Garrafa Mensageira da Escola Artística Soares dos Reis e entrega da mesma ao Agrupamento de Escolas Eugénio de Andrade, era constituída por 8 alunos do 9º B, 4 alunos do 11º A e 5 alunos do 11º L, orientados pela Comissão Organizadora. O cortejo contou com o apoio do “Orfeão da Madalena”, que cedeu os adereços e fez o respetivo transporte.
De referir que o percurso da Garrafa Mensageira englobou 13 escolas. A última, foi a EB1 Fernão de Magalhães, que envolveu todos os alunos e professores em inúmeras atividades e foi responsável pelo fecho da Semana, a 25 de outubro.
Os registos das atividades podem ser consultados em https://bit.ly/2MiwmW4

Escolas envolvidas neste projeto:
Escola Artística Soares dos Reis
ES Aurélia de Sousa
AE Eugénio de Andrade
ES Filipa de Vilhena
EB Irene de Lisboa / AE Carolina Michaëlis
EB Torrinha / AE Rodrigues de Freitas
Conservatório de Música do Porto
AE Infante/EB Gomes Teixeira
AE Leonardo Coimbra
EB Campinas / AE Viso
AE Pêro Vaz de Caminha
AE Cerco do Porto
EB Fernão de Magalhães

Vencedores  do Concurso Fotográfico
1º lugar – Rafaela Sousa, 8º ano E, nº 20
2º lugar - Rafaela Sousa, 8º ano E, nº 20
3º lugar - Sara Sousa, 8º ano E, nº 21

Vencedores  do Concurso Literário
1º lugar – Mafalda Peixoto, 11º ano H, nº 13
2º lugar ex-aequo– Júlia Burmester, 10º ano G, nº 16, e Carlota Santos, 11ºG, nº 6
3º lugar ex-aequo – Ricardo Pereira, 11ºG, nº 20, e Gustavo Couto, 11º G, nº 12

Sem comentários:

Enviar um comentário