segunda-feira, 2 de novembro de 2020

Autor do mês - António Gedeão






O dia 24 de novembro, data de nascimento de Rómulo de Carvalho, foi instituído desde 1997 como Dia Nacional da Cultura Científica, sendo ocasião para o desenvolvimento de inúmeras atividades de divulgação do pensamento científico e tecnológico. Na semana que inclui este dia, celebra-se na nossa escola e no país a Semana da Ciência e Tecnologia, organizada habitualmente pelo Lugar da Ciência. Associando-se a esta comemoração, a Biblioteca da ESAS destacou António Gedeão como autor do mês de novembro e realizou uma exposição bibliográfica de algumas das suas obras publicadas.

Rómulo de Carvalho nasceu em 1906 e desde cedo revelou talento literário. No entanto, terminado o liceu ingressou no curso de Físico-Química da Universidade do Porto, com a intenção de ser professor. Paralelamente à sua atividade docente desenvolveu atividade como investigador de ciência publicando obras nos domínios da divulgação científica e da História da Ciência em Portugal, sobretudo sobre o período compreendido entre os séculos XVIII e XIX. Também se interessou pela área da educação, tendo publicado uma “História do Ensino em Portugal: desde a fundação da nacionalidade até ao fim do regime Salazar-Caetano.”

No início da década de 50 retomou a criação poética. Nesta época António Gedeão publicou os seus primeiros livros de poesia Movimento Perpétuo, Teatro do Mundo e Máquina de Fogo, tendo alcançado desde logo um lugar de destaque na criação poética portuguesa. A musicalização dos seus poemas Pedra Filosofal e Calçada de Carriche contribuíram para divulgar ainda mais a sua obra. A Biblioteca Nacional, por ocasião do centenário do nascimento do Poeta, realizou uma exposição, António é o meu nome, Rómulo de Carvalho. Os materiais da exposição, que incluem uma bibliografia e textos do autor, estão ainda disponíveis online, podendo ainda ser consultados em http://purl.pt/12157/1/apresentacao.html.


Sem comentários:

Enviar um comentário