quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

Dia Internacional da Educação

 




A Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou, o dia 24 de janeiro como o Dia Internacional da Educação. Tendo como objetivo assinalar o papel da educação na paz e no desenvolvimento.

Segundo a Agência das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, UNESCO, sem educação inclusiva e equitativa de qualidade e oportunidades para todos ao longo da vida, os países não conseguirão alcançar a igualdade de género e travar o ciclo de pobreza que deixa milhões de crianças, jovens e adultos para trás.

A UNESCO lançou o desafio " Os futuros da Educação" para refletir e gerar o debate sobre como a educação pode ser repensada num mundo de crescente complexidade, incerteza e precariedade. A pandemia COVID 19 levou ao encerramento das escolas o que afetou a vida dos estudantes de todo o mundo e intensificou esta urgência de repensar a educação. 

O projeto " Os futuros da Educação" solicita o contributo de todos para  imaginar, construir e pensar sobre a escola e a educação e as diversas possibilidades e cenários futuros que possam existir, tendo em perspetiva a escola e a educação como base de transformação de nós próprios, da comunidade e do planeta. 

A Unesco lançou a agenda 2030, com 17 objetivos de desenvolvimento sustentável, tomando como lema " Não podemos voltar ao mundo como era dantes" e " Agora é a hora de ação coletiva e inteligente" , a Comissão aguarda o contributo de todos para criação de uma nova agenda da educação que corresponda às necessidades de desenvolvimento humano e sustentabilidade do Planeta. 


Recursos disponíveis:

https://pt.unesco.org/news/comissao-futuros-da-educacao-da-unesco-apela-ao-planejamento-antecipado-o-aumento-das 

https://redclade.org/wp-content/uploads/Futures-of-Educ-Project-document-19-Mar-2019.pdf

https://nacoesunidas.org/decada-da-acao-e-impulso-a-agenda-2030-para-o-desenvolvimento-sustentavel/

(https://es.unesco.org/futuresofeducation/get-involved/los 3-principales-desafios-y-objetivos-de-la-educacion)


Sem comentários:

Enviar um comentário