Em 1975, após a independência Angola inicia-se uma terrível Guerra Civil. Os portugueses brancos fogem e em poucos meses chegam a Portugal mais de meio milhão de pessoas. Os retornados são recebidos com desconfiança e hostilidade. Muitos não têm para onde ir nem do que viver. Rui tem quinze anos e é um deles, durante mais de um ano, Rui e a família vivem num quarto de um hotel de 5 estrelas a abarrotar de retornados. África está sempre presente mas cada vez mais longe.
Em 2004, a repórter portuguesa em Washington é convidada a fazer um documentário sobre a Revolução de 1974, considerada pelo embaixador americano em Lisboa a época, como um raro momento histórico. Para realizar o trabalho de entrevistar os intervenientes e testemunhas do 25 de abril a jornalista contrata dois colegas e três jovens que revisitam a Revolução.
Livro editado pela Assembleia da República, por ocasião da comemoração dos 30 anos do 25 de abril, da autoria de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, com ilustrações de Sofia Cavalheiro, destinada aos alunos do 2º e 3º ciclo.
Edição comemorativa do 25 de abril, em Banda desenhada, descrevendo os acontecimentos históricos da Revolução.
Inclui correspondência dirigida pelo Conselho de Imprensa a diversas entidades (empresas jornalísticas, associações, sindicatos, serviços públicos) solicitando elementos para a elaboração de relatório sobre a situação da imprensa, com as respectivas respostas.





Sem comentários:
Enviar um comentário