segunda-feira, 14 de junho de 2021

Aurélia de Sousa- 155º aniversário comemorado com um Doodle


 A  artista portuguesa Aurélia de Souza, uma das poucas mulheres cujas obras foram expostas em galerias ao lado das grandes pintoras portuguesas do século XIX, celebra hoje o 155º aniversário da Doodle. Infuso de pinceladas de influências realistas e impressionistas, as pinturas naturalistas de Souza serviram de janelas para a vida quotidiana portuguesa através de paisagens das suas viagens e do seu género favorito pessoal: retratos pessoais e familiares.

Neste dia, em 1866, Maria Aurélia de Souza nasceu para imigrantes portugueses em Valparaíso, Chile. A sua família regressou à sua terra natal após ter adquirido uma quinta ao longo do rio Douro, perto do Porto, Portugal. Foi nestas margens idílicas que Maria Aurélia de Souza começou a pintar e desenhar aos 16 anos de idade. Após apenas três anos, ela pintou o seu primeiro auto-retrato - uma forma de arte que se tornou a sua marca registada.

Em 1893, de Souza aperfeiçoou ainda mais o seu talento na tradição portuguesa como aluna da Academia de Belas Artes do Porto. De Souza mudou-se para Paris em 1899, onde expandiu a sua paleta como aprendiz de vários mestres franceses. Depois de um ano na sua nova casa, ela capturou-se vestida com uma capa vermelha na pintura a óleo "Self-Portrait", uma obra amplamente considerada como a sua mais famosa. Continuou a retirar influência das artes internacionais nos anos seguintes, viajando pela Europa antes de regressar a Portugal em 1902.

As pinturas de De Souza foram regularmente apresentadas na sua alma mater, apenas uma das muitas galerias portuguesas de prestígio que defendiam a sua obra. Para além do seu trabalho de pintora, de Souza também ilustrou para revistas portuguesas e o conto "Perfis Suaves" ("Perfis Suaves") de 1913. 

Feliz aniversário, Aurélia de Souza!

 Dsiponível em : https://www.google.com/doodles/aurelia-de-souzas-155th-birthday

Sem comentários:

Enviar um comentário