quinta-feira, 20 de abril de 2023

Dia Mundial do Livro

 




O Dia Mundial do Livro celebra-se anualmente para promover a leitura, publicação e proteção dos direitos de autor. Foi instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) em 1995 e tem sido celebrado a 23 de abril, desde então.

 Esta data foi escolhida com base na lenda de S. Jorge e o Dragão, que na Catalunha assinalam para honrar a velha tradição segundo a qual, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas uma rosa vermelha de S. Jorge (Sant Jordi) e recebem em troca um livro, testemunho das aventuras do cavaleiro. Também se presta homenagem à obra de grandes escritores, como Shakespeare, Cervantes, falecidos ou nascidos em abril.

O principal objetivo do Dia Mundial do Livro é encorajar as crianças e os jovens a ler mais livros e a desenvolver um amor pela leitura para toda a vida. Para além de promover a leitura, o Dia Mundial do Livro também destaca a importância da proteção dos direitos de autor e o papel dos livros na preservação do património da Humanidade. Serve para lembrar que os livros não são apenas uma fonte de entretenimento, mas também um importante recurso cultural e educativo que precisa de ser protegido e preservado.

Todos os anos, é escolhido um tema para o Dia Mundial do Livro. A Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, em 2023, presta homenagem a alguns autores portugueses, cujos centenários de nascimento se assinalam: Eduardo Lourenço (1923-2020); Eugénio de Andrade (1923-2005); Mário Cesariny (1923-2006); Mário-Henrique Leiria (1923-1980); Natália Correia (1923-1993); Urbano Tavares Rodrigues (1923-2013).

Este dia é uma grande oportunidade para celebrar a alegria da leitura e para apreciar o papel que os livros desempenham nas nossas vidas. Portanto, pegue num livro, e celebre o Dia Mundial do Livro!

Sem comentários:

Enviar um comentário